“A encruzilhada em que está a Europa deve ser vista como uma oportunidade”, defende José Luís da Cruz Vilaça
José Luís da Cruz Vilaça participou como guest speaker no jantar organizado pelo Portuguese Chapter of Friends of ERA, que decorreu a 14 de novembro, em Lisboa, onde fez uma intervenção subordinada ao tema “A União Europeia na encruzilhada – desafios imediatos” (“The European Union at the Crossroads – challenges ahead”).
O ex-juiz do Tribunal de Justiça da UE sustentou que as reiteradas violações do Estado de direito por Estados-membros da UE; a urgência de agir contra as mudanças climáticas; a crise dos refugiados ainda não resolvida; a necessidade de lidar com as complexidades e o rápido desenvolvimento da nova economia digital; o crescimento do populismo e o Brexit são alguns dos principais desafios que se colocam à União Europeia e para os quais são necessárias respostas.
“A situação atual deve ser vista principalmente como uma oportunidade: a UE está numa encruzilhada, mas ainda está ao volante. A Europa tem, pois, de decidir que rumo quer tomar”, afirmou o fundador e sócio-administrador da Cruz Vilaça Advogados
Cruz Vilaça apontou ainda outro desafio que a UE tem enfrentar no futuro imediato e ao qual deve encontrar soluções, com ou sem a participação do Reino Unido: a conclusão da União Económica, Monetária e Bancária, de acordo com um modelo de “federalização”.
“É verdade que, com uma nova Comissão Europeia e um novo Parlamento Europeu consideravelmente dividido num grande número de partidos, incluindo alguns de “novo modelo”, as expectativas são bastante incertas”, admitiu o ex-juiz do Tribunal de Justiça da União Europeia.
A intervenção na íntegra aqui.